Sobre perfumes

Dêem uma espiada nestas imagens:

Fonte: Fotografias de Dâmaris

E agora me digam: quem nunca passou por esta experiência de sentir um cheiro e :

- lembrar-se de uma circunstância e ou de uma pessoa?
- ter uma imensa vontade de aproximar-se de algo (ou alguém) ou sair em fuga?
- voltar a um outro tempo e lugar?

Pois bem, o cheirar, o sentir uma fragrância (seja ela boa ou ruim), não é algo tão simples...às vezes até nos esquecemos de perceber o quanto isto é importante e participa do nosso jeitão de ser e agir.

E ah, quanta lembrança guardada temos vinculada a cheiros!

Olhem como Süskind descreve a importância da captura de um aroma:

"As pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio." (Süskind).

Mas por que gostamos de um aroma e de outros não, por que eu gosto de um perfume e você não (e vice-versa)? Luca Turin informa que isto se deve em parte às nossas experiências ao longo da vida e, outra parte à nossa estrutura orgânica. Por exemplo: o cheiro de jasmim...ah, a fragrância desta bela flor branca me faz viajar sempre que a sinto....sabem para onde? para a casa da minha avó materna. Por esta flor e seu perfume lembro-me da infância, quando o desabrochar exalava um doce e quente perfume pelos jardins enquanto brincávamos alegremente.

Por que dedico estas palavras ao nosso primeiro post? só para convidá-los a pensar sobre a arte da Perfumaria. Espero que gostem do que ainda virá por aqui: fotos, palavras e experiências também sobre Perfume, que para mim é uma arte: tanto a sua fabricação, quanto a escolha daquele (s) que será o seu (s) perfume (s). Aguardem os próximos capítulos!

E de quais fragrâncias vocês gostam ?
vocês conseguem identificar o motivo para este gostar?
vocês têm lembranças associadas a algum cheiro, perfume ?

Contem?

6 comentários :

  1. Oi maninha!
    Eu não poderia deixar de ser a primeira a postar um comentário no teu blog!
    Em primeiro lugar, gostaria de te dar os parabéns e desejar muito sucesso para o blog! Que renda bons frutos! Prá ti, que foi quem me apresentou o mundo dos perfumes, das fotos, e tanta coisa mais me ensinou – sucesso em todas as áreas da tua vida!
    Sobre cheiros, eu tenho memória olfativa também!O jasmim me traz as mesmas lembranças de infância na casa da vó, das travessuras, de se esconder para não tomar vacina!
    Percebo que gosto de fragrâncias que tem baunilha na sua composição. Talvez seja pelo fato de o cheiro da baunilha estar associado à doces, não sei!
    Bjosss!
    Chris Bonini

    ResponderExcluir
  2. Oi amiguinhaaaaaaaaaa! Sou a primeira a comentar ó!
    Achei magnífico teu post!
    Então, gosto de vários cheiros por vários motivos mas, tem um q me remete a um lugar e tempo mto bons da minha vida.´
    O cheiro é o de aipo (ou salsão).
    Qdo eu era pekena nós éramos mto pobre e eu passava as férias na casa da minha madrinha (irmã da minha mãe e que era a menos pobre de todas as irmãs). No natal, íamos todos para a casa da sogra dela, que era riquíssima, tinha piscina, muitos brinquedos, mtas crianças, comida à vontade, etc... E todo natal eu sentia esse cheiro de aipo q na época eu não fazia a menor idéia do que era mas q cheirava a casa dela inteira enqto elas cozinhavam para a ceia.
    Hj eu uso aipo em tudo q eu posso... adoro... me leva direto àqueles pequenos períodos onde eu tinha "tudo", numa infância que era bem restrita.
    Bjinhux querida, boa sorte com o blog! Precisando, grita, vc sabe onde me encontrar!

    ResponderExcluir
  3. Dâmaris, querida amiga.
    Seu texto e suas imagens são inspiradores!
    Adorei esta iniciativa de partilhar conosco suas impressões... sua arte que aprecio há tanto tempo.
    Seja bem-vinda ao círculo dos blogueiros.
    Beijocas de Elisabeth de Perfumes Bighouse.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog amiga! Tenho certeza que será um sucesso e já demonstra pelos primeiros post que o conteúdo será de qualidade. Já to seguindo e vou adicionar a lista dos meus blogs no brumaperfumada.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Ola Damaris, parabens pelo blog. Taí um perfume que nunca me despertou interesse, mas depois desse post estou loucaaa para senti-lo. Gostou de perfumes com fundo baunilha/amendoa e sandalo..huum! Mas ando numa fase "amaciante", tipo Laundromat, Glow, omnia Crystalline.
    O blog ja foi para o favoritos.bjão

    ResponderExcluir
  6. Que legal, Dâmaris, um blog teu!
    Além dos textos inspiradores, adoro suas fotos! Parabéns e vou te acompanhando no Reader, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover