POR MAIS ( E LONGOS ABRAÇOS ), um pedido às marcas brasileiras.

Nosso país muito movimenta o consumo de fragrâncias. Algumas pesquisas dizem que no ano passado superamos os EUA na compra de perfumes. Apesar disso, a indústria nacional não tem prestado a devida atenção às necessidades que nós, apaixonados por perfumes, temos. Lançamento a lançamento, o que vemos é uma profusão de aromas parecidos, com baixa fixação e intensidade. Sou consumidora e Psicóloga  pesquisadora (vinculando meu objeto de estudo com olfato / cheiro/ aroma / fragrância).

Temos grandes marcas no Brasil, como Natura, O Boticário, Mahogany, L'acqua di Fiori, Água de cheiro, Yes Cosmetics trabalhando com fragrâncias, mas se formos observar:
- a maior parte das fragrâncias são águas de colônia
- a maior parte das propostas olfativas são frutal, floral ou floral frutal + baunilhas em demasia (muita gente curte, mas tem milhares de pessoas que gostam de chypre, oriental, especiarado, e outras tantas famílias olfativas que não recebem boas e intensas invenções há anos, muitos anos !! )
- inspiração em essências importadas. A maioria das lojas citadas acima vendem perfumes que são tentativas de serem como os importados...e o pior: as vendedoras tiram das gavetas tabelinhas indicando o "caminho olfativo", entenda-se: fragrância inspiradora / copiada. Dia desses passei vergonha. Recebemos um casal italiano. Ele, um profundo conhecedor de fragrâncias. Comecei a conversar sobre perfumes, minhas pesquisas na Psicologia, até que a esposa começou a falar sobre as lojas que ela conheceu nos Shoppings aqui de Florianópolis... Passei vergonha quando ela começou a citar todas as cópias que sentiu. :( E perguntou o motivo, visto que lá fora nós somos conhecidos por sermos um país com terra fértil, que bem poderia inspirar belas e riquíssimas produções olfativas.

Discordo com tal abordagem da inspiração pois:
- nosso país é rico em aromas, sabores, cores, texturas.
- pesquisadores do mundo inteiro vêm para as terras brasileiras em busca de novas matérias-prima, novos conceitos e propostas para a inovação
- marcas, como a Dior, começam já a produzir Perfumes em homenagem (e com o cheiro) do Brasil.
- somo um povo que estuda, trabalha, é alegre e sim...pode produzir em qualquer área que tiver interesse e capacitação para.

Então:
Compramos muito perfume importado?
Sinal de interesse, não é?
Não compramos mais brasileiros?
Por que falta perfume diferente, bom, inovador e com qualidade técnica.
Precisamos saber fazer?
Então...vamos estudar! Vamos trazer quem sabe ! Vamos enviar nossos colaboradores estudar lá fora, nos grandes centros produtores de essências!


Brasil, queremos mais perfumes, e bons!
Queremos Eau de Parfum. Queremos Eau de Toilette. Queremos chypres, florais orientais, amadeirados. Queremos sentir a nossa terra. Queremos sentir os nossos frutos. Queremos pimentas, cacau, orquídeas, madeiras. Enfim, queremos intensidade, nossa força transmutada para um cheiro, um cheiro bom, daqueles que nos faz querer prolongar o abraço quando o sentimos. Sim, já disse e repito:

quem é perfumado recebe mais (e longos) abraços.
Por mais e longos abraços....vamos ào mundo dos bons e intensos Perfumes.

Assinado: Dâmaris


17 comentários :

  1. Oi Dâmaris,

    como não tenho um panorama tão claro dos perfumes nacionais na minha cabeça, eu achava que brasileiro comprava muito perfume importado por ser "metido a besta mesmo" (me desculpe pela expressão, mas faltou outra!) , e não por não ter opção nacional!

    Bjos,

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,

      então..o penso que o post foi elucidativo nesse aspecto; e minha hipótese é a de que em outras áreas compramos importados tbém por falta de opção (com qualidade) nacional tbém. bjs

      Excluir
  2. Dâmaris, virei sua fã....Concordo com vegênero, número e grau!!!Queremos sim dar valor ao que é da nossa terra, mas que tenha qualidade e não quantidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tantos lançamentos mês a mês, e investimento no diferencial? Obrigada, Sol! bjs

      Excluir
  3. Nossa Damaris, vc disse tudo! como vc sou uma apaixonada por fragancias e fico triste por ver o enorme potencial que nosso país tem e nao é explorado.. queremos qualidade e inovaçao!
    bjos,
    Thais.

    ResponderExcluir
  4. Oi Damaris! concordo com vc! é triste ver um pais com tanto potencial e nao saber aproveitar! Queremos fragancias inovadoras, com fixação e qualidade, nao queremos cópias!
    bjos,
    Thais

    ResponderExcluir
  5. Nossa, você disse tudo agora! Eu adoro perfumes, mas nunca consigo encontrar um nacional que me agrade. Os cheiros são sempre muito fortes e, e nunca tem nada de novo. Essa questão das cópias então... acho deprimente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Concordo muitooo com vc, apesar de não ser muito ligada em perfume...
    Mas hoje meus dois perfumes preferidos são de fora claro.
    Os perfume nacionais, água de cheiro na realidade não tem credibilidade nenhuma.
    E mesmo querendo dá valor a produtos nacionais, fica difícil né?!

    Beijos
    www.alinesminke.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero muito poder resenhar fantásticos EdPs e EdTs brasileiros...e todas nós usarmos! :) bjs

      Excluir
  7. E tá dito! Concordo plenamente!
    Bjokas.

    ResponderExcluir
  8. Tive uma aula sobre perfumes agora.. Adorei o post. Uma crítica muito positiva.
    Eu não sou das mais apaixonadas por perfumes, mas minha mãe é. Sempre me pede no mínimo 2 quando vou ao Br visitá-la.

    Aproveitando pra dar um OI, e dizer que voltei. Estava meio sumida, mas agora voltei a escrever tb. Estou numa casa nova, espero sua visita
    www.minhavizinhamecontou.com

    Beijos,
    Angela (nesse aquário)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que compramos muito mais do que as estatísticas falam, Angela. Obrigada pela leitura atenta e sucessono MVcC. bjs

      Excluir
  9. Muito verdade!!! Há tempos procuro um perfume brasileiro feminino amadeirado e não encontro, e ainda, quando vou escolher um perfume novo, procuro por diversas marcas e encontro fragâncias muito parecidas! e em contraste: temos muita diversidade aqui no Brasil, o que poderia ser mais explorado, gosto de alguns perfumes da GRANADO, pois encontrei nesta marca algumas fragâncias bem diferentes!

    ResponderExcluir
  10. Damaris, as fragrâncias da Phebo/Granado são bem originais, e tem tb a Companhia da Terra, pra quem gosta de amadeirados/orientais. Vale a pena conhecer.
    Bjs,
    Mary Ann

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover