NÃO SINTO O CHEIRO DO MEU PERFUME ! Dicas para melhorar a fixação do seu perfume

Atendendo ao pedido de socorro, quero dizer, de post, vamos conversar sobre:

- Não sinto cheiro do meu perfume. Passei e ele sumiu ?
- O fixador do meu perfume é péssimo ! Não existe !
- Não sinto o cheiro ! Cadê o meu perfume !
- Como melhorar a fixação do meu perfume ?



Tudo bem, tudo bem. Já entendi. Você é apaixonad@ por perfumes como eu e se desespera por amar um perfume, desejar que ele fique com você grudadinho por horas e horas, mas ele simplesmente é gostoso por alguns minutos e depois... some, desaparece, não está mais lá e às vezes até faz você se perguntar:

Eu passei perfume hoje? Qual foi? Não me lembro ! 
E seu nariz fica a rastrear no pulso, no outro para captar algum vestígio e: nada.

Sim, algumas fragrâncias somem em meia hora, outras em 2 horas, outras 4, 6.... durando mais que isso eu acho ótimo e nada tenho a reclamar, só comprar ! ;) Update: estamos a falar da fixação dos perfumes, não da acomodação olfativa (que poderá ser outro post).

Gostou do perfume e ele não dura nada? Temos algumas dicas de aplicação, classificação, estação, marcas que investem mais em fixação e por aí vai. Confira :



* Quanto à aplicação:
- passar perfume depois que o corpo estiver bem seco, sem nenhum vestígio de umidade do banho ou suor;
- passar perfume em lugares onde tenham mais pelos como atrás das orelhas, nuca e, para os homens, no peito, nas axilas e no ante-braço;
- passar perfume em lugares onde tenhamos dobrinhas e onde haja maior circulação: nas axilas, em meio aos seios, na parte interna do cotovelo, nos pulsos, na parte detrás do joelho, entre as coxas;
- não esfregar o perfume depois de aplicado. Borrife e deixe ele escorrer e secar na pele... não esfregue.
- teste primeiro em um pano sem utilidade, se não manchar (sim, algumas fragrâncias mancham tecidos) aplique o perfume na sua roupa (na parte das costas e na parte do peito).

* Produtos auxiliares que ajudam a um perfume ficar mais tempo na pele:
- algumas marcas oferecem óleo corporal e creme hidratante com a mesma essência. Se isso não for caro demais vale a pena, pois o creme tem o mesmo cheiro e ajuda a agarrar mais a essência na sua pele;
- usar algum creme que tenha cheiro semelhante;
- usar algum creme sem cheiro, mas que deixe a sua pele levemente mais oleosa ao ponto de grudar mais o perfume nele;
- passar um pouquinho de óleo mineral na regiáo em que você aplicará o perfume. Espere secar um pouco e, depois, borrife o perfume na pele. A pele não absorve o óleo mineral, então.... 

* Quanto ao tipo de pele e as estações:
- Pele mais oleosa segura por mais tempo a fragrância
- Quando suamos (verão ou exercício físico) exalamos mais cheiro e, consequentemente, ele vai embora.


mas em geral... eu prefiro Eau de Toilette para o  verão e Eau de Parfum para o inverno.

* Quanto às características do perfume. Já conversamos em outro tópico sobre fixação de perfumes e suas características técnicas, mas destaco aqui que :
- Em geral deo-colônias, Eau fraiche, Eau Tendre são classificações de perfumes que evaporam mais rápido e, duram menos na pele;
- Em geral Eau de toilette, Eau de Parfum e Parfum são classificações de perfumes que têm mais essência e menos solvente e duram mais na pele.

Há exceções, como por exemplo:
- Egeo Dolce é deo-colonia e fixa mais que o Lily Divine, tido como Eau de Parfum
- Alguns Eau de Parfum da Gucci e da Bvlgari fixam menos que colônias da Natura (não estou falando que são melhores ou piores, apenas refletindo sobre a durabilidade dos mesmos na pele)


* Quanto à marca. Dentro das próprias marcas há diferenças qualitativas entre uma criação e outra, mas numa fala mais genérica:
- No Brasil: Mahogany e Tânia Bulhões cuidam mais da fixação das suas criações olfativas;
- Importados : Thierry Mugler, Chanel, Guerlain, YSL e Dior fixam mais que propostas de outras marcas.


Essas são as dicas que uso quando por alguma desventura compro alguma fragrância que não dura nada (o que acho péssimo) ou quando amo um perfume mas quero senti-lo por mais tempo.

E você, quais estratégias usa para sentir o seu perfume preferido por mais tempo?

Post pedido. Post respondido! :)

17 comentários :

  1. Eu acho que também existe outro fator: o costume. É como quem fuma, uma hora a pessoa não percebe mais o quanto ela cheira ou não. Eu costumo perceber isso com meus perfumes....já tive o Pure Poison da Dior e assim q comprei eu achava ele suuuuper forte e uma borrifada na nuca era o suficiente pra que eu sentisse ele por umas 6h direto. Quando eu já estava na metade do frasco, já passava umas 3 borrifadas pra sentir o mesmo cheiro e com a mesma duração, comecei a duvidar se já não atrapalhava algumas pessoas, por isso hoje em dia levo em conta o que eu sinto nos primeiros dias que eu uso pois sei que acostumo, e pra náo atrapalhar os outros sigo as mesmas borrifadas até o resto do frasco, pois o cheiro está lá, todos sentem, mas nem sempre a gente sente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabel,

      isso que você descreve se chama acomodação olfativa, que é um fenômeno que difere (em alguma medida) da fixação do perfume. Falarei sobre a acomodação olfativa em outro post, sim?

      Obrigada pela participação.


      Excluir
  2. Nossa, adorei as dicas, não sabia que em pele oleosa ,como a minha, o cheiro ficava por mais tempo...
    Mil bjs
    Pamella
    www.madamedescolada.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Dâmaris! Você conhece o Éclat L'arpège da Lanvin? Comprei ele essa semana sem conhecer, só pelas notas e pelas descrições de que ele lembrava o Light blue com um toque menos cítrico. E realmente, o perfume é uma delícia, confortável, delicado... mas não fica nem meia hora na pele. Achei que eu nunca teria um que durasse menos que o meu Cherry Blossom da L'occitane mas esse venceu. O único lugar em que ele pega um pouco é na roupa. Uma pena, pois o cheiro é tão bom, seria bom se deixasse um rastrinho! Mas vamos ver se com as suas dicas isso melhora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, é É'clat D'arpège, com D! ;)

      Excluir
  4. Gostei das dicas...
    Nunca tive problemas com relação a fixação, graças a Deus!

    Kisses

    makesandnailslovers.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, é lindo , li vários post e gostei muito.
    seguindo

    www.garotadeestilo.tk

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Damaris nao tenho recebido as atualizacoes por email o que pode estar acontecendo???meu email debbie_cristy@hotmail.com , obrigada querida bjus

    ResponderExcluir
  8. Dam, por que tem uns perfumes que não consigo sentir direito mesmo novinhos? o Lily essence, o Any do Boticario, o Weekend Burberry, algumas pessoas falam até q esses perfumes são fortes e eu não consigo sentir direito, até troquei o Any por q são sentia de jeito nenhum, e o Lyli experimentei váaáá´rias vezess e me parece tão fraaaco, sendo q tem gente q acha ele tão forte?Como é q pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vana, desculpe a demora em te responder :(

      Dentre os perfumes citados o mais forte é o Lily Essence, pode até ser cansativo que pesarmos a mão. Se você não sente inclusive ele confesso até minha preocupação.

      Observe os seguintes aspectos:
      - o perfume foi bem guardado? Não sofreu com temperatura, luz e umidade?
      - como está a tua saúde olfativa? ALguma alergia? Algum resfriado? Esse não sentir o cheiro acontece há muito tempo ou foi por agora que ocorreu? Se houve uma mudança brusca na tua percepção olfativa o melhor mesmo é procurar um médico para ver o que houve pq os perfumes citados projetam muito bem, Vana... Fiquei preocupada contigo. bjs . Mantenha-me informada.

      Excluir
    2. Sou igualzinha Vana era louca pelo Lilly e me decepcionou mto simplesmente n sentia o cheiro troquei. Mas tenho o creme e sinto.

      Excluir
  9. Gostei muito das dicas, vou usá-las no S de Shakira e no meu Burberry pour Femme, que a 10 anos atrás quando usei pela primeira vez era pura fixação, pois é o que se espera de um EDP, mas hoje que decepção...
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que as sugestões tenham valido para vc tbém, Arlene bj

      Excluir
  10. Eu uso óleo de banho, sempre usei deve ser por isso q sou super cheirosa, não curto hidratantes, me jogo nos óleos e minha pele já é oleosa fixa tudo! Amei as dicas!
    A Mahogany arrasa em fixação, conta os melhores Damaris, amo doces e florais!
    E quem é Tânia Bulhões?

    ResponderExcluir
  11. gente nada dura em mim, perfumes comigo duram no máximo 1 mês, eu passo umas 10 borrifadas e é depois de 10 minutos o cheiro some, só fica um pouco na roupa, quando outra pessoa passa o mesmo perfume, 2 borrifadas e a pessoa sente de longe, não eterno nada dura em mim, e todo perfume que eu uso, depois ele fica com cheiro abafado, já usei esse lily e eu espirrava umas 15x e sumia em 10 minutos.

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover