ONDE E COMO PASSAR UM PERFUME ? PARA UMA ÉTICA E UMA ESTÉTICA DO PERFUME

Mademoiselle Chanel acreditava que uma mulher deve passar Perfume onde quer ser beijada. Mademoiselle Dâmaris :), por sua vez, pensa que 

devemos passar perfume no caminho que conduz ao beijo.

Haddon Hubbard



Saber perfumar o corpo é uma arte. Há uma ética e uma estética do perfume, creio. O limite entre o elegante e o repulsivo é tênue. Poucas gotas, mínimas gotas separam a atração do afastamento. Usamos perfume para dormir, para ficar em casa, para seduzir, passear e trabalhar. O perfume faz parte da vida, até dos momentos mais íntimos e solitários, por isso cabe dedicarmos alguns minutos para conversarmos e trocarmos 

dicas sobre Onde e como passar perfume ?

Observe a classificação e a identidade do seu perfume. Já passei pela experiência de comprar um perfume e usá-lo primeiramente para ir ao trabalho, sem conhecer sua intensidade, poder de projeção e fixação. Passei aperto. Por isso costumo dizer sempre que use um perfume novo em casa, primeiro. Estude o quanto de rastro ele deixa, quantas horas ele dura, como é a sua intensidade e quais são as suas características. Somente depois disso, de conhecê-lo intimamente - saia às ruas com ele usando conforme a ocasião e a vontade. 


Se for um Eau de Parfum, significa que ele tem maior concentração de essências e menos elementos diluidores. Em tese ele é mais intenso e encorpado. Para não cansar o seu olfato e o do outro, e for verão ou primavera, passe o seu Edp no pulso. Não esfregue o líquido, para não quebrar sua brilhante evolução; tampouco aplique perfume na mão para não transferi-lo em papéis do escritório, roupa e mão dos colegas de trabalho, por exemplo. 


Ilustração John La Gatta


Se o seu perfume for realmente muito forte e você estiver no inverno, então dê uma borrifada na costa. A cada vez que você se movimentar, uma sensação cheirosa agradável e mais distante virá sem invadir o olfato.

Ilustração Christian Dior


* Se o perfume for um Eau de Toilette, ele tem menor concentração de essência e mais elementos diluidores como álcool e água, por exemplo. Em geral, os Edts podem ter mais borrifadas sobre a pele. Só precisamos cuidar com o fato de que eles "falam mais alto" que os perfumes ditos Eau de Parfum, mas duram menos tempo na pele. 

Aplique o seu perfume atrás das orelhas ou na nuca quando o cabelo estiver solto. Quando você tocar os fios o cheiro rescenderá. Essa dica de borrifar próximo ao cabelo ajuda a melhorar também a sensação de fixação do perfume

Charles Sheldon


* Se o seu perfume for uma deo-colônia ele tem mais álcool, evapora mais rápido e, consequentemente, dura menos tempo na pele. Apesar de termos Deo-colônias com cheiros fortes, o conceito inicial é de que as essências, nessa modalidade, são bem mais diluídas que em um Edp ou um Edt. 
Conhecendo o cheiro da Deo-colônia você terá maior liberdade para borrifá-la em seu corpo e resolver até o problema da fixação:
- borrife nas pernas, atrás dos joelhos
Ilustração Edwin George



- passe perfume no peito, entre os seios.


Ilustração Art Vintage Parfum

* Se o perfume for um Body Splash, uma Água de banho. Como o próprio nome já diz, esses perfumes são criados para usarmos após o banho e para aplicarmos com abundância. Eles têm o objetivo de trazer frescor, sensação de limpeza e combinam muito com dias e noites de verão, quando as temperaturas altas pedem cheiros mais abertos e frescos.

Borrife o seu perfume dos pés ao pescoço, ou então derrame um pouco na palma de sua mão e vá encostando por todo o corpo, sem esfregar. Carimbos perfumados.

Ilustração Edwin George

Mas há sempre aquele perfume audacioso que quebra todos os conceitos; ainda que seja um Eau de parfum, Eau de toilette, Deo-colônia, Eau fraiche, Body splash, e tantos outros nomes mais, o cheiro dele é fortíssimo para você.
Ilustração Coby Whitmore

Neste caso, quando o perfume for marcante demais não passe sobre a pele.

Borrife o perfume no ar. 1 ou 2 vezes, fazendo uma cortina cheirosa. Conte até 2 e passe por debaixo dessas gotículas que caem no ar. Você terá cabelo, pele e roupa levemente perfumados, deixará um rastrinho maravilhoso e sem correr o risco de interferir o espaço olfativo alheio.

Passe perfume no caminho que conduz ao beijo, e seja feliz com o seu perfume lembrando que assim como tudo na vida, nem sempre o que é maravilhoso para nós é querido pelos demais.

Ilustração Tom Lovell

Abraços com votos de que o seu dia seja feliz e deixe rastros perfumados por onde você for.

Deixe sua dica de como e onde passar perfume nos comentários, sim? Obrigada.

Posts relacionados:
* Como melhorar a fixação do meu perfume
* O que é um Eau de Parfum, Eau de Toilette e Deo-Colônia
* Quero um perfume que deixe rastro. Quero um perfume encorpado
* Resenhas de Eau de Parfum
* Resenhas de Eau de Toilette
* Resenhas de Deo colônias

Ps.: todas as ilustrações do post são desenhos e pinturas do início do século XX e representam a mulher sob o olhar de diversos artistas. Seus nomes estão nas legendas de cada foto.

15 comentários :

  1. Muito legal e imagens lindas e classudas!Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miss! Lindíssimas essas telas, não é? :) Tentei casá-las com o texto do perfume. bj

      Excluir
  2. Maravilhoso post!
    Deveria vir como um manual de instruções (no caso, sugestões) acompanhando perfumes...
    Adorei a dica de passar o EDP nas costas... como não pensei nisto antes?! E sabe de uma coisa, Dâmaris? A "cortina" de perfume eu faço com minha filha pequena, que pede para usar meus perfumes as vezes e eu digo para ela entrar no "tunel" perfumado...
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a dica, Thaís! :) Quem sabe um dia eu possa trabalhar com perfumes? Adoraria!!!

      Fofo o nome que destes "tunel perfumado" ... e já estás educando a tua filhinha perceber os cheiros! muito bom ! bjs querida.

      Excluir
  3. Eu vou ser sincera , até bem pouco tempo atras não tinha este senso, vivia incomodando os outros com minhas bombinhas,sem me dar conta dessa linha tênue que vc fala , a de repulsar ao invés de atrair. Só parei pra pensar depois que entrei numa comunidade do orkut chamada Apaixonados por perfumes. me toquei que meu egoismo era bem alto e fui me adequando , até que hoje sou muito ponderada ao aplicar qualquer perfume que seja , fortes ou fracos , prefiro reaplicar durante o dia que tomar um banho dele pra fixar por mais tempo . Adorei as dicas e as fotos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S.Kissinger, também aprendi muito sobre perfumes com meus amigos e amigas da App!:) FIco feliz que tenhas gostado do post ! :)Há que se ter uma estética e uma ética também no uso dos perfumes, concordas? Há mais a compartilhar, mas ficará para um próximo post. Para nós, apaixonadas por perfumes, há sempre um tema bom a conversar, concordas?
      bj

      Excluir
  4. Adorei o post Dâmaris! Muito interessante e útil, sempre tive curiosidade sobre quantidade, locais p se aplicar e sobre a "nuvem". Amei tb as ilustrações usadas, são de um bom gosto extremo. Bjs querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris! Fiz o post, assim como faço os demais, com todo carinho para nós, apaixonadas e apaixonados por perfumes . !:) bjs querida Cris.

      Excluir
  5. Respostas
    1. aí cada vez que a gente se vira sente o perfume exalando não é? gosto tbém....

      Excluir
  6. quanta dica!!!!! Gente, nem sabia que fazia tanta diferença de um jeito a outro. Eu sempre passei de qualquer jeito, mas sabia que estava fazendo errado haha ;) Amei!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, vc acredita que estava pensando em procurar algum post sobre esse assunto ontem??? Foi transmimento de pensação. rs
    Muito detalhado e esclarecedor. Agradeço imensamente suas explicações!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Ana Cristina....obrigada pelo carinho! bjs

      Excluir
  8. Artigo simplesmente PERFEITO querida. Explicou tudo muito bem explicado, e deu altas dicas. Amei.

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover