RESENHA SHALIMAR PARFUM INITIAL BY GUERLAIN PARIS

resenha de perfume hoje é sobre o Shalimar Parfum Initial da Guerlain. Guerlain é casa amada, consagrada e reconhecida internacionalmente por sua arte de produzir perfumes com excelente estética olfativa, conceitual e visual. Cada perfume tem uma história, anos de pesquisa e um cuidado na divulgação que penso estar diante de uma jóia. Como não se encantar com isto?
RESENHA SHALIMAR PARFUM INITIAL GUERLAIN PARIS
Resenha do Shalimar Parfum Initial

Resenha de SHALIMAR PARFUM INITIAL
Natalia Vodianova
Uma menina faz uma encomenda. Ela deseja o perfume Shalimar produzido em 1925. Seu tio é o perfumista da casa Guerlain e amorosamente cria, em resposta ao pedido: Shalimar Parfum Initial.


THIERRY WASSER THE NOSE RESPONSÁVEL POR SHALIMAR PARFUM INITIAL
Perfumista Thierry Wasser, da maison Guerlain
Shalimar Parfum Initial dialoga com o classicismo da casa, mas traz características contemporâneas. Traz frutas cítricas, cheiros verdes frescos, flores, madeiras e também notas orientais doces e quentes.

Notas olfativas: bergamota, laranja, rosa, jasmim, vetiver, patchouli, baunilha, almíscar branco, fava tonka. 
Impossível é falar sobre Shalimar Parfum Initial sem lembrar do cheiro que rescende do original Shalimar. Se distantes estão, você perceberá SPI como sendo fragrância retrô, atalcada e densa; mas quando coloco Shalimar no dorso de uma mão e Shalimar Parfum Initial na outra as diferenças se acentuam, mais do que as semelhanças. 

Marcadamente comprometido com a nova geração, Shalimar P.I. representa mais um esforço da Guerlain por se aproximar das mulheres jovens. Elas não buscariam espontaneamente os clássicos da marca por que diriam: cheiro de minha vovó. No entanto, se desenvolverem o olfato a partir de uma iniciação através do Shalimar P.I., Insolence e seus flankers, por exemplo... com a maturidade do olfato chegarão irremediavelmente ao classicismo de um Shalimar, de um adorável Samsara, para citar apenas alguns exemplos. Não critico o posicionamento da marca. Vejo aí uma brilhante estratégia de longo prazo.

FRASCO SHALIMAR PARFUM INITIAL
Detalhes da jóia-frasco que é Shalimar Parfum Initial
Com o nome marcado na tampa do frasco, escrito à mão, selo Guerlain no adorno, frasco retrô inspirado no de 1925. Shalimar Parfum Initial ficou, em minha pele, atalcado do início ao fim, realçando ao longo das horas algumas fases. Todas elas com a assinatura Guerlain bem evidente. Sinto íris que, ao meu olfato, está trabalhada aqui; ela ganha estilo atalcado com cheiro de maquiagem antiga. Sim. Quem nunca passou tardes infantis namorando as maquiagens, talqueiras e perfumes de mamãe e vovó? Você lembra do cheiro de tudo isso junto? Shalimar Parfum Initial cheira assim. Com o passar de suas longas horas vez por outra aparecem casca de bergamota, bouquet imenso de rosas vermelhas. Claro, Thierry, qual mamãe e vovó não têm um vaso com rosas recém colhidas sobre a penteadeira? Shalimar Parfum Initial é a menina que vislumbra e se encanta no quarto de sua mãe. Entre talqueiras, batons, pó-de-arroz e rosas, a menina S.P.I. deixa a sua marca amendoada e levemente tostada com caramelo, inusual à um Guerlain, mas muito bom. Por mais horas fica cheirando a tudo isso junto e quando pensamos em nos banhar novamente, afinal se passaram 10/12 horas, Shalimar Parfum Initial desce à terra, põe os pés no chão e sai a brincar com o patchouli da Chanel. Chanel? Sim, depois de 12 horas, quando já bem pertencente à minha pele, quando vou procurá-lo em meus braços S.P.I revela um patchouli verde, terroso, bem jardim, muito próximo da forma como sinto o patchouli de Coco Mademoiselle.
SHALIMAR PARFUM INITIAL FRASCO VINTAGE
Frasco do perfume Shalimar Parfum Initial - inspirado no Shalimar de 1925
Apesar de o vídeo mostrar a modelo bastante jovem nua sobre sofá de veludo sendo observada em suas próprias descobertas sensuais, ao meu ver, o vídeo está mais comercial do que representativo do conceito olfativo. Não o enquadraria em perfume sensual, mas perfume para iniciação à apreciação do classicismo Guerlain. Concordo ser um perfume para....descobertas olfativas.


De projeção marcante por 4 a 5 horas, Shalimar Parfum Initial fixa por volta de 10/12 horas, em minha pele.

Sugestão de uso: mulheres de todas as idades, mas que tenham um apreço pela arte dos anos 20. Apesar de notas contemporâneas e mais adocicadas, quem não está acostumado com a assinatura Guerlain poderá se assustar um pouco. Seu caráter atalcado, sua íris e seu patchouli não estão muito presentes na perfumaria jovial. 
Uso o meu apenas no outono inverno, apesar de amá-lo não consigo usá-lo em momentos acima de 23°C.
RESENHA DO PERFUME SHALIMAR PARFUM INITIAL
Frasco repleto de detalhes graciosos e cuidadosamente realizados.

Infelizmente diversas perfumarias brasileiras não estão renovando os seus estoques Guerlain. Gostaria muito que os perfumes dessa marca chegassem com vigor e ficassem no Brasil, por sua comprovada história e classicismo. Comprei o meu há tempo, em coffret, na Sephora Update: promoção do hidratante corporal dele na Laffayette.

13 comentários :

  1. Guerlain para mim é refinamento puro. Suas fragrâncias são o retrato do que eu acho sofisticado, e isso inclui os frascos. Achei interessantíssimo ele ficar na sua pele por 12h!
    Bjo,

    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que você não é a primeira pessoa a dizer que só consegue usá-lo em dias mais frescos. Eu encaro meu SPI em dias quentes numa boa (sem exageros, claro), até porque aqui no interior de SP o calor impera, ou seja, eu raramente teria oportunidade de borrifá-lo se dependesse do clima. No mais, ele é lindo mesmo. Modernamente vintage.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina valente és! :) Usar SPI em dias quentes? Eu não conseguiria... bj

      Excluir
    2. Eu uso meu SPI em dias quentes também, tranquilamente, sabia? Conheci esse perfume no mês passado. Se transformou em um dos grandes amores da minha vida, tanto é que já arrematei um L'eau. E o único perfume que uso por dias seguidos, sem enjoar.

      Excluir
  3. Sua pequena está melhor?? Espero que já brincando com seus aromas preferidos!! Bom este me chama muita a atenção, o frasco é lindo e pelo que você me descreve, parece ser como o Anais, atalcado e como dizem cheiro de vovó, mas neste caso já se foram dois vidros por tanto amor a ele. Da Guerlain tenho como já te contei o Samsara, que só consigo usar também no frio; mas tive um lindo e maravilhoso chamado L'Instant da Guerlain Edp, inesquecível, mas um pouco caro para meu momento. E tenho muita curiosidade sobre o Champs Elysées, sabes que tenho uma queda por antigos líquidos "puro extrato".
    Um beijo querida, feliz restinho de dia pra ti.
    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida. Ela já voltou para o colégio. Ainda não está se alimentando perfeitamente, mas já está mais diposta. Sim, Samsara e L`Instant Edp são fantásticos mesmo; esse último é dos poucos amadeirados que consigo usar. Acreditas que ainda não conheço o Champs Elysées? Dizem ser estilo "noiva", é isso?
      Bj. boa noite e bons sonhos.

      Excluir
  4. ...quisera sentir antes de adquirir, mas dizem ser como cheiro de uma princesa, como pérolas com toque de prata, como a primavera em Paris...deve ser delicado e angelical, penso assim!
    Obrigada e também tenhas sonhos cheios de bons perfumes.
    Bj
    Malú

    ResponderExcluir
  5. O Shalimar Parfum Initial foi uma belíssima compra no escuro: é um perfume adorável, deixa um super rastro e garante muitos elogios. E ainda por cima garantia de um cheiro exclusivo, pois definitivamente vai na contramão das fragrâncias que circulam por aí. Perfeita sua resenha, Dâmaris!!!!
    (Ahhh, como você, também não arrisco encarar um dia de calor com ele não!)

    ResponderExcluir
  6. Queria saber se tem muita diferença dele para o guerlain l'instant ?

    ResponderExcluir
  7. Dâm, e o Insolence e My Insolence, o que vc acha deles?! Bjo!!!

    ResponderExcluir
  8. sim,sim e sim;apenas que vivemos num mundo real;
    como um leigo poderá reconhecer as sempre presentes falsificações?

    ResponderExcluir
  9. Amo o Shalimar Parfum Initial, mas no calor do nordeste ele fica meio agressivo, mesmo com apenas uma ou duas borrifadinhas. No final também acho nítida semelhança com o fundo do Coco Mademoiselle. A única coisa que me incomoda do início ao fim é o sutil cheiro de fumaça de cigarro. Como se o cheiro estivesse impregnado nos meus cabelos. Tenho curiosidade se a versão L'eau ou Si Sensuelle são de fato, mais frescas, e se têm esse aspecto de cigarro. Alguém?

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover