RESENHA PERFUME FLORABOTANICA BALENCIAGA

Ele provocou a minha atenção por vários motivos. Talvez o principal seja o fato de que ganhou o prêmio do melhor frasco de perfume, no Oscar da Perfumaria Internacional - Edição NYC 2013! Além disso o nome Florabotanica me fazia pensar em uma ode à natureza; a imagem publicitária, por sua vez, mostra algo que circula entre o sinistro e o exótico. Como não ficar atraida por este perfume? Pois bem, ele é a review de hoje!
PERFUME FLORABOTANICA BALENCIAGA NO VILLAGE BEAUTÉ
Resenha do perfume Florabotanica Balenciaga - ganhador de prêmios pelo design

Segundo a marca Cristobal Balenciaga,
Família olfativa: floral oriental
Perfumistas: Olivier Polge e Jean-Christophe Herault
Notas: hortelã, cravo, rosa, âmbar e vetiver


Para Fernanda Resende "A simplicidade sempre foi a marca registrada das criações de Balenciaga, mas não uma simplicidade qualquer: o corte de suas peças é considerado o mais preciso de todos, o mais genial. Quando todos os costureiros franceses de sua época moldavam formas com corsets ou com camadas de tule como suporte, Balenciaga conseguia seus volumes (inimagináveis!) sem suporte interno nenhum. (...) A modelagem balonê, a manga de quimono, vestidos camisola, golas modeladas milimetricamente pra alongar o pescoço de quem usa e outras construções renderam a Cristóbal a fama de “arquiteto da moda”. O visual era muito limpo, sem pequenos detalhes, mas impactante pelas formas e pelo design." 

E no campo dos perfumes a casa também faz história. São mais de 22 fragrâncias lançadas. O frasco do perfume é inovador na estrutura e uso da cor. Com referências dos anos 60 fiquei a pensar se ele não é uma homenagem à época mais conturbada da marca. Alcançou o ápice, a queda, o fechamento e a morte do seu criador.

E o cheiro desta fragrância? O diretor criativo na época, Nicolas Ghesquière, diz que a inspiração veio dos jardins Balenciaga. Para ele as flores podem ser cruéis, carnívoras e venenosas. Pensou, então, como seria o perfume de uma flor que lança veneno? Decidiu partir à criação do Florabotanica. 
RESENHA DO PERFUME FLORABOTANICA BALENCIAGA NO VILLAGE BEAUTÉ
Imagem - inspiração para o perfume Florabotanica Balenciaga - Eau de parfum - review

Flores venenosas, cruéis, carnívoras, na fala do diretor; 
exotimo na imagem; 
Kristen como a face do perfume - tudo gerenciado para pensarmos em perfume exótico. E é? Não.

Florabotanica Balenciaga é perfume inofensivo e que atende a vasto público. 

* A imagem e o design convidam a juventude da Saga; 
* O cheiro lady-like chama o público mais experiente. 

O resultado na pele é perfume floral muito leve e perfeito à cada minuto. Rosa perfeita. Vetiver feminino discreto e perfeito. Hortelã fresca, verde e facilitadora da respiração - perfeita. 

Apesar de à todo momento eu lembrar de fragrâncias semelhantes, Florabotanica cheira limpíssimo e fresco como lufada de oxigênio puro. Quase gelado, ele tem uma rosa cor-de-rosa perfeitamente equilibrada com hortelâ e vetiver. Pronto, assim ele é do início até o fim em suas cinco horas de duração em minha pele. Sem segredos e linear, Florabotanica é puro como uma pétala de flor, e carente de segredos e venenos que a propaganda propôs. O perfeitinho que não emociona. Gostoso, mas de frasco e imagem mais impactantes que o cheiro em si.

Cheira tão limpo quanto um banho fresco em tarde veranil. Não apenas eu senti tal sensação, mas a própria Kristen Stewart entre muitos palavrões citou em uma entrevista que "pode ser nojento, mas o dia que você não tomar banho passe Florabotanica...isso fica muito sexy @&%*$#@"  Eca!

KIRSTEN STEWART PARA O PERFUME FLORABOTANICA BALENCIAGA NO VILLAGE BEAUTÉ
Flores "carnívoras e cruéis" e o exotismo de Kristen Stewart  na campanha do limpo Florabotanica

Hábitos de higiene à parte Florabotanica é perfume-primo de... Flora by Gucci Edp. Quem gosta do estilo floral do italianinho muito provavelmente gostará do espanhol. As diferenças existem em alguns aspectos: Flora fixa mais e é mais doce; Florabotanica é mais verde, fresco e limpo. 

* Projeção: boa por 1 hora, depois mais rente à pele
* Fixação: 5 horas, média à fraca para um Eau de Parfum
* Proposta: não inovadora
* Vínculo propaganda e efeito: antagônicos. Nada de exotismo e mistério.
* Composição: notas gostosas de se sentir. Bem equilibradas.
Nota final: 4,0

Para quem deseja perfumes florais delicados, frescos e com sensação de limpeza e não se incomoda em pagar mais frasco que cheiro.  Se ele chegar ao Brasil sairá mais caro que o Flora by Gucci, e o efeito é muito próximo.

Maris, muito obrigada por ter conseguido e enviado as generosas amostras! <3 bjs

Post relacionado:
* Perfumes que ganharam o OSCAR da perfumaria 2013 edição NYC aqui

12 comentários :

  1. É, Dâmaris, acho que o Florabotanica não é pra mim, porque já tive o Flora em todas as suas versões e me cansei delas. Apesar disso, imagino que essa mistura de rosa com vetiver e hortelã, pode ter ficado interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela,
      ele é até bem feitinho, um Flora menos doce e mais "gelado", mas esperava mais...

      Excluir
  2. Quero um Florabotanica!
    Já estava na minha lista, depois da sua descrição o quero ainda mais!!!!

    ResponderExcluir
  3. O frasco realmente é bonito, mas de Balenciaga gostaria de ter mesmo é o TALISMAN, um clássico irresistível.... e o frasco deste precioso, também é lindo, já viu minha professora perfumada, haha Oh eu imitando a Thais, rsrs.
    Beijo querida,
    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs vcs duas, heim Dona Malú! rsrs

      não conheci o Talisman, infelizmente.......... snif

      Excluir
  4. Fuuuuu, não quero! Mas já imaginava que ele seria sem graça...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbém passo, Di.... até queria que ele fosse ótimo.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Imensa decepção, Vanessíssima... antes nada tivessem falado sobre ele, talvez a expectativa fosse menor! :( :(

      Excluir
  6. Dâmaris,

    impressionadíssima como a sua percepção deste perfume foi completamente, mas completamente mesmo, diferente da minha. Achei sofisticado, diferente, e foi um perfume que realmente saiu do padrão na minha opinião. Interessante que eu não o comparo com o Flora, e ele me surpreendeu positivamente. Engraçado que muitas vezes, aliás, na maioria das vezes, me identifico muito com suas descrições, mas dessa vez elas foram totalmente divergentes da minha :)
    Coisas de perfumes...rs
    Bjos,

    Luciana

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover