TOP 5 PERFUMES FLORAIS PARA O DIA DOS NAMORADOS

Uma das datas mais românticas está chegando. Alguns presentes me parecem ser bem apropriados para a ocasião; e perfume me parece ser um destes. Perfume eterniza o momento e a pessoa. Convidei um amigo de longa data, o Henrique, profundo conhecedor de perfumes e pessoa que muito me ensinou sobre essa arte. Gravem o seu nome, por que sei que ainda será um importante profissional da perfumaria brasileira. Deliciem-se com suas palavras e suas sugestões de Perfumes para Presentear neste Dia dos Namorados:

No Brasil, diferente de outras regiões do Mundo, comemoramos o Dia dos Namorados na data de 12 de Junho - por uma questão comercial e por esta data ser próxima ao dia de um santo católico considerado como o Santo Casamenteiro - Santo Antônio.
DICAS DE PERFUMES PARA O DIA DOS NAMORADOS
Dicas de Perfumes para usar e presentear no Dia dos Namorados

Nessa época, é comum que se formem novos casais apaixonados, que entram no clima romântico da data, e que os casais que já existem relembrem a sua paixão pelo amado/amada com um presente especial. Entre os presentes dessa data, há um que se destaca por ter um grande simbolismo com o amor - o ato presentear com flores, sejam em buquês ou plantadas em vasos.
A utilização das flores está presente na história da humanidade desde as civilizações antigas - flores eram associadas a divinddades e dedicadas à elas e os nomes que conhecemos de algumas flores tem origem nos mitos dessas civilizações. Entretanto, o presentear com flores com a simbologia que conhecemos tomou forma na Inglaterra no período Vitoriano. Nessa época, desenvolveu-se a Florigrafia, que é o simbolismo das espécies, arranjos e cores de flores para demonstrar o amor, amizade, lealdade, entre outras coisas. A limitação das flores, entretanto, é que muitas morrem em questão de semanas depois que são colhidas e viram um belo buquê. Por isso, seu simbolismo pode ser presenteado com um belo perfume - outro já bem conhecido do Dia dos Namorados e que quando bem escolhido será lembrado com carinho pela pessoa amada.
Abaixo, uma lista de 5 flores que significam na linguagem das flores sentimentos amorosos e uma sugestão de um perfume que seja uma boa representação da flor escolhida.
BOUQUET E PERFUMES FLORAIS
Significados das flores: em bouquet e nos perfumes


1. Rosa - é praticamente impossível não associar as rosas ao amor. De todas as flores com essa simbologia, a rosa é a rainha e associada ao amor em todas as suas nuances: na beleza do amor, em sua carnalidade, perfeição e divindade. A sua coloração vermelha é a mais associada a paixão, enquanto que a branca indica pureza e é uma das mais requisitadas para casamentos. Caso queira surpreendeR um amor à primeira vista, as rosas de cor lavanda são perfeitas para isso. Na perfumaria a rosa é rainha também, sendo uma das flores de maior complexidade olfativa e uma das mais empregadas na criação de perfumes. Caso seu amor aprecie perfumes de rosas mais realistas e clássicos, Paris de Yves Saint Laurent é uma excelente escolha. Mas se houver dúvidas, opte pelas rosas mais delicadas, frutais e verdes do excelente Chloe Eau de Toilette.
2. Jasmim - assim como a rosa, o Jasmim é uma flor clássica na associação com um amor intenso e sensual. Originária das encostas do Himalaia, o cultivo do jasmim se espalhou pelo mundo, com destaque para a produção na Índia, sendo uma flor enraízada na cultura indiana e associada a algumas divindades dessa cultura. Essa flor significa simbolicamente a sensualidade, afeto e amabilidade. É possível encontrar perfumes de jasmim de diferentes interpretações. Para escolha de um jasmim moderno, marcante e com nuances frutais, o clássico Alien de Thierry Mugler é uma excelente escolha.Para um Jasmim mais discreto e ainda sim elegante, há o excelente Bvlgari Jasmin Noir. Para a escolha de um jasmim mais clássico e fiel ao aroma da flor é possível encontrar o Tendre Jasmine da Yves Rocher e o L`occitane Jasmim e Bergamota.
3. Flor de Laranjeira - a Laranjeira é uma árvore versátil, um híbrido das árvores cítricas pomelo e mandarina. Ela produz frutos comestíveis, as Laranjas, e flores que possuem um perfume intenso, doce e agradável. Do ponto de vista do amor, a Flor de Laranjeira é tradicionalmente utilizada como símbolo de pureza, inocência e castidade, sendo, assim como a rosa, uma das flores requisitadas na composição de bouquês de casamento. Na perfumaria, a Laranjeira é versátil, já que é uma árvore onde se aproveita as folhas, os frutos e as flores para se produzir essências. Há diversos perfumes contendo essa nota, e um dos que caiu nas graças do público feminino e é uma boa escolha de perfume de laranjeira é o Ellie Saab Le Parfum. Uma reprodução fiel da Laranjeira, porém mais difícil de achar, é o Serge Lutens Fleurs de Oranger.
4. Gardênia - é interessante que o genêro de flores comumente chamado de Gardênia seja homenagem a um naturalista americano de origem escocesa, o Doutor Alexander Garden. As Gardênias são escolhidas para compor buquês pelo seu perfume denso, que se espalha pelo ambiente facilmente, e por sua beleza. A Gardênia é uma flor utilizada para simbolizar um amor secreto e também um amor puro, jubiloso e belo. Perfumes de Gardênia não costumam ser difíceis de achar e existem do mais acessível ao mais luxuoso. Uma versão luxuosa e mais exclusiva do aroma de Gardênia pode ser encontrada na coleção Les Exclusifs da Chanel, com um perfume que leva o nome da flor. Uma gardênia mais acessível e bem aceita pelos fãs dessa flor pode se encontrada no perfume Marc Jacobs Woman.
5. Ylang-ylang - ao pesquisar sobre o ylang-ylang, percebe-se facilmente que essa flor é especial devido as diversas propriedades - usada na aromaterapia para problemas que vão da depressão e ansiedade até a queda de cabelo. O seu nome é proveniente de uma palavra da língua malaia que pode significar tanto "Flor das Flores" como "Rara". As flores de Ylang-Ylang, da perspectiva amorosa, estão relacionadas a pureza e delicadeza feminina, sendo também associadas a figuras divinas. É possível encontrar essa flor em várias criações associada a outra flor mencionada anteriormente, o jasmim. Uma bela e intensa interpretação das duas é produzida pela Guerlain no inesquecível Samsara. O Ylang também é uma flor importante na assinatura olfativa da Chanel, sendo bem presente em um dos clássicos da grife, o Chanel No5. Para uma interpretação mais luminosa, moderna é recomendado a versão EauPremiere do clássico da grife.


já te falei e faço questão de repetir:
obrigada pelas generosas palavras que ensinam, enternecem e nos fazem vislumbrar possibilidades infindas da arte que tanto amamos. Que a vida lhe possibilite alcançar o sonho de envolver-se ainda mais com a Perfumaria.

Abraço carinhoso. 



Imagine você surpreender alguém com um bouquet diferente? E ainda poder conversar com o (a) amado (a) sobre os significados das flores, sua história e cheiros ao longo da evolução do perfume? O bouquet mais original que você poderá entregar à pessoa especial!



Fonte das imagens:

10 comentários :

  1. Sou pessoa dos florais e nem preciso dizer o quanto amei o post. Conheço quase todos os perfumes que o Henrique citou e só digo: na mosca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vanessíssima. Fico feliz em saber que vc gostou e que fui numa boa direção nas escolhas :) Abraços perfumados!

      Excluir
  2. Henrique, parabéns pelas descrições das notas florais. Está muito, mas muito legal!
    Dâmaris, seus textos e postagens sempre me surpreendendo! Entrar em seu blog é um alento e prazer ao final do dia...aprendo e me delicio com as informações e postagens.
    Não curto florais intensos, mas de longe não sou radical. Já usei Alien, Fleur du male (um Jean Paul Gaultier com uma flor de laranjeira delicioso), e tenho Crystal Noir (muita gardênia).
    Agora sobre as rosas....nunca me esqueço do perfume que uma amiga usava para trabalhar....era como cheirar uma rosa de verdade, super delicado e fiel ao cheiro real da flor. Descobri o segredo dela: ela usava o Chloe, rs....
    Parabéns a vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, querido ... quando vocês topam participar do VB é a parte que mais gosto.

      Por falar em Chloe, qdo puderes dê uma cheirada no Make me fever Gold, da Mahogany. Ele me fez gostar do cheiro de rosas. :)

      abraços perfumados

      Excluir
    2. Obrigado Ubiratan!
      O Chloe também me surpreendeu, pois eu pensava que ele não seria um bom perfume de rosas. Mas acho que ele consegue capturar bem o frescor do aroma da rosa em vez de focar na densidade do aroma delas, o q as vezes dá um aroma meio ácido/azedo as rosas em alguns perfumes.

      Excluir
  3. Rico texto do Henrique, aliás bem inspirador para o dia dos namorados, rsrs.
    E vejo que em meus perfumes tenho um pouquinho de cada flor aqui descrita, uns mais outros menos. E sei o quanto amo perfumes com flor de laranjeira.

    Parabéns aos dois, pois os convidados vem sempre perfumar ainda mais esse cantinho precioso da Dâmaris. E eu aqui fico com o coração em pulsação acelerada.....amor, amor aos líquidos perfumados.

    Beijo carinhoso aos dois
    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malú, flor de laranjeira é uma das minhas favoritas. O cheiro dela no ar me faz feliz :)
      Obrigado pelo comentário e pelo carinho.
      Devolvo o beijo com outro!

      Excluir
  4. Alguém e sabe me informa que perfume e esse, o frasco parece com o do Jean paul .... É um formato de um corpo metálico prateado e enrugado cm degrau???

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover